quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ah, não! Virose no verão?

Por Carolina Mouta
Matéria para o blog O Baú da Criança
Imagem: Dremstine

Verão e férias. Existe época mais gostosa? Mas, para que a diversão esteja garantida, as mamães devem tomar alguns cuidados com a saúde das crianças. Sensações como dor de cabeça, cansaço, mal-estar, diarreia, vômitos, mal-estar e dor por todo corpo, podem ser sintomas de virose.

De acordo com a Dra Ligia Brito, clinica geral e infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a alta temperatura facilita a manifestação de vírus e bactérias, que tem como aliada a alimentação desregrada no período de férias.

Então, o melhor é dar atenção a pequenos detalhes que irão fazer toda a diferença para que as crianças (e os pais) desfrutem de um verão sem problemas. Veja as dicas da médica:


- Hidrate-se, beba muita água durante todo o dia.
- Lave bem frutas e verduras antes de consumi-las
- Mantenha alimentos bem refrigerados
- Lave sempre as mãos antes de comer
- Evite consumir bebidas preparadas em locais sem condições de higiene ou que venham com gelo, pois a água pode estar contaminada
- Prefira alimentos industrializados aos lanches, espetos e outros alimentos vendidos na praia
- Lave cuidadosamente as mãos, principalmente após usar o banheiro e ao colocar as mãos nos olhos.
- Evite andar descalço, inclusive na praia.

Caso cometa algum deslize e a virose se instalar nas crianças, procure um médico.“Nesse caso é comum os pacientes se automedicarem, porém, tomar remédios sem a orientação médica é perigoso, pois o paciente pode acabar potencializando o vírus ao invés de eliminá-lo além de efeitos colaterais causados pelos próprios medicamentos”, esclarece a médica.

E, fazer uso do soro caseiro nunca é demais. Sabe prepará-lo? Em primeiro lugar, lave bem as mãos. Dentro de uma jarra, misture um litro de água, 1 colher de chá (rasa) de sal e 2 colheres de sopa (cheias) de açúcar. O soro pode ser ingerido a cada meia hora, podendo ser utilizado por até 24 horas após o preparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário