quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pisou na bola com o filhote? Tem jeito!

Por Carolina Mouta
Matéria para O Baú da Criança
Crédito da imagem: divulgação
 
 
 
Relação entre pais e filhos é algo bastante complicado mesmo. E, todos os dias vemos exemplos de pisadas na bola por aí. Por mais que tentemos acertar sempre, nós, mães, às vezes erramos a mão e magoamos o pequeno. É preciso ter cuidado para que esses "deslizes" não virem rotina. E, dependendo de quem for o prejudicado, as consequências podem se agravar, principalmente se os filhos ainda estiverem na fase de desenvolvimento e aprendizado.

A Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia, Adriana Iassuda,, alerta aos pais sobre como agirem com seus pequeninos e diz que o pior tipo de mancada que pode ser cometido com o filho é não cumprir o que foi prometido a ele. "Por isso é necessário ter muita cautela no momento de fazer uma promessa”, avisa.

Mas, caso algo já tenha acontecido, e a criança esteja profundamente frustrada, há como reverter a situação. E falar a verdade é algo essencial nestes momentos. “Conversar e explicar o que realmente se passou é muito importante, pois às vezes achamos não ser a solução mais adequada, mas a grande questão é que os filhos sentem quando os pais não estão certos do que falam e a situação só pode piorar”, completa Adriana.

Dependendo do tipo de mancada e da quantidade de vezes que elas ocorrem muitas crianças podem até mesmo acabar perdendo a confiança em quem as magoou. E isso é péssimo. De acordo com Adriana, o fato de filhos pequenos deixarem de confiar em seus pais é algo mais difícil, porém não é impossível. Além disso, se muitos erros forem cometidos diversas vezes, as consequências nos pequenos podem ir se manifestando gradativamente conforme eles forem crescendo até que a situação se torne insustentável.
 
Se isso ocorrer, a pedagoga ressalta que uma das alternativas está no exemplo que deverá ser dado pelos pais. “Assumir a responsabilidade pode ser uma boa escolha. Devemos ter em mente que para as crianças os pais sempre serão ‘heróis’ e que deve ser muito difícil para os pequenos perceber que seus ‘ícones’ não cumprem o que prometem”, diz. Então, seja coerente e pense antes de falar ou prometer algo, principalmente quando se tratar de alguma repreensão para uma atitude inadequada.

Entretanto, a melhor maneira de ter um bom relacionamento com os filhos é evitar frustrá-los por causa de falhas ou esquecimentos. Lógica e calma são bons aliados antes de se tomar qualquer atitude com as crianças.

Viu só? Simples medidas podem realmente fazer a diferença para garantir um bom convívio familiar e um crescimento emocional super saudável dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário